Compartilhe este texto

Plantas da Amazônia têm estudo para aplicação em compostos para indústria

Por Portal Do Holanda

23/03/2020 15h09 — em
Amazonas


O doutor Messe Elmer coordena a pesquisa com os fungos - Foto: Érico Xavier/Fapeam

Manaus/AM - Isolados do interior dos tecidos vegetais de duas espécies de plantas nativas da região amazônica, conhecidas popularmente como pimenta-de-macaco e vassourinha, fungos denominados endofíticos apresentaram potencial para produção de biossurfactantes. Trata-se de compostos químicos com diversas aplicações a serem utilizados nas indústrias de produtos de limpeza, higiene, petrolífera, alimentícia, cosmética, farmacêutica, entre outras.

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pesquisadores produziram biossurfactantes utilizando como matéria-prima óleos residuais de fritura e lubrificante. O biossurfactante produzido pelos fungos apresenta ótimo potencial para ser utilizado na biorremediação, processo natural de descontaminação utilizando micro-organismos, ou seja, como um detergente biodegradável que pode ser empregado, por exemplo, na recuperação de áreas ambientais atingidas por derramamento de petróleo.

O projeto "Estudo da produção de biossurfactantes por fungos endofíticos utilizando resíduos como substrato" foi desenvolvido no Laboratório de Química Aplicada à Tecnologia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), no âmbito do curso de doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte. O estudo teve orientação da professora doutora Patrícia Melchionna Albuquerque, e foi amparado pelo Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização-Fluxo Contínuo), por meio do Edital nº 003/2015 da Fapeam.

 

Biossurfactantes 

O coordenador da pesquisa, doutor Messe Elmer Torres da Silva, explica que os biossurfactantes apresentam ampla variedade de aplicações e são largamente utilizados na indústria, principalmente em produtos de limpeza, como detergentes pela capacidade emulsionante, ou seja, de interagir com diferentes líquidos, como as misturas de água e óleo.

Os biossurfactantes realizam um processo de biodegradação, em que os microrganismos atuam para decompor resíduos tóxicos que foram lançados acidentalmente no solo como, por exemplo, em casos de vazamento de petróleo, rejeitos de metais pesados, entre outros.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: biossurfactantes, EST/UEA, fapeam, Messe Elmer, plantas da Amazônia, Amazonas

+ Amazonas