Siga o Portal do Holanda

Amazonas

‘Entrevista de emprego’ é tema de palestra gratuita em Manaus

Publicado

em

Foto: Reprodução

Manaus/AM - O atual cenário de desemprego e alta competitividade por uma vaga no mercado formal brasileiro têm tornado, cada dia mais desafiador, o processo de seleção, tanto para quem recruta como para quem está sendo recrutado. Qualificação profissional e um bom currículo são apenas critérios básicos hoje em dia, sendo a entrevista de emprego o grande diferencial entre quem vai ficar e quem vai passar nessa etapa das seletivas.

 

Mas o que realmente pesa numa entrevista de emprego? Como o candidato deve se apresentar? A roupa e o cabelo influenciam? O tom de voz diz alguma coisa? Como saber a postura a ser adotada diante do entrevistador?

 

Essas e outras respostas serão trabalhadas neste sábado, 18, pela psicóloga clínica Alessandra Cabral, que ministrará a palestra “Como se comportar em uma entrevista de emprego”. O evento é gratuito e vai acontecer a partir das 9h na sede do Centro de Ensino Técnico (Centec), localizado na avenida Djalma Batista, 646, São Geraldo.

Na palestra, Alessandra Cabral vai repassar aos participantes elementos estratégicos para este momento tão importante na vida profissional de cada um, especialmente dos que buscam o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado.

“É na entrevista de emprego que a empresa obtém do candidato as informações complementares e confirmação - ou não - dos dados que constam no currículo. O candidato então deve se preparar muito bem para esse momento em que ‘venderá’ sua imagem profissional”, diz Alessandra Cabral.

A psicóloga destaca que, devido à competitividade no mercado, alguns comportamentos são essenciais a quem deseja se sair bem na entrevista, começando pela preparação do currículo. “Ter cuidado com os erros gramaticais, não omitir ou colocar informações irreais estão entre eles, pois é na entrevista que essas informações serão checadas”, afirma lembrando que também “é preciso demonstrar confiança, mas sem ser arrogante”.

Outra dica da psicóloga para o momento da entrevista é fazer uma boa pesquisa sobre a empresa onde pretende obter a vaga de trabalho.

“Atualmente, as empresas estão dando muito valor também as pessoas que têm mais controle emocional, é preciso ter ou desenvolver habilidades sociais e emocionais para que possam dominar o comportamento e assim ter atitudes adequadas no momento de conversar com o entrevistador, demonstrando respeito e equilíbrio emocional, ou seja, candidatos que demonstrem boa comunicação, interesse na empresa, criatividade, respeito, proatividade, e habilidade social tem grandes chances de sair de uma entrevista de emprego com uma resposta positiva”, reforça.

Aos interessados em participar da palestra de Alessandra Cabral, a direção do Centec informa que a inscrição é solidária, ou seja, a pessoa se cadastra no link https://doity.com.br/palestra--como-me-comportar-numa-entrevista-de-emprego e, no dia do evento, precisa doar um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será posteriormente entregue a uma das instituições assistenciais a pessoas em vulnerabilidade social ajudadas pela escola.

Os 24 deputados do Am colocados no mesmo cesto de maçãs podres

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.