Amazônia desperta interesse da Escola Superior de Guerra que realiza evento em Manaus

Por Portal do Holanda

06/11/2019 9h32 — em Amazonas

Manaus/AM - A relevância da região amazônica motivou o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (Caepe) da Escola Superior de Guerra (ESG) a cumprir, entre os dias 4 e 8 de novembro, agenda em Manaus para reunir dados e informações junto a instituições públicas e privadas locais, dentre as quais a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para subsidiar ações de alto nível na administração pública.

Nesta terça-feira (5), a programação teve início na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), onde representantes da entidade, juntamente com o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti-AM), Jório Veiga, realizaram apresentações sobre o papel de cada instituição em prol do desenvolvimento da sociedade regional e brasileira.

O titular da Suframa destacou dados sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e a relevância para o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional, com destaque para os benefícios na área da educação que vieram a partir da implementação do Polo Industrial de Manaus (PIM). "Quando comparamos o que era o Amazonas, por exemplo, de antes da Zona Franca de Manaus para o que é agora, vemos um impacto positivo do modelo de desenvolvimento regional em diversas frentes. Como o acesso à educação com o acréscimo exponencial de centros de ensino superior, o que permitiu uma melhora nos índices de educação no Estado. Sem falar que devido à atividade industrial do PIM, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - que conta com recursos oriundos da indústria local - tem capilaridade em todos os 62 municípios do Estado, inclusive os mais longínquos", ponderou Menezes.

O secretário da Sedecti-AM, Jório Veiga, também apresentou dados relevantes sobre a região e o Amazonas e lembrou que a sustentabilidade da região deve-se à existência da Zona Franca de Manaus, que permitiu a criação de um parque industrial bem estruturado e com indústrias de alta tecnologia que geraram oportunidades e reduziram a pressão do homem sobre a floresta nativa do estado.

Reconhecimento

Em nome do Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, comandante da Escola Superior de Guerra, o estagiário do Caepe-ESG, promotor de justiça Cássius Chai, agradeceu aos conferencistas pela exposição feita de acordo com os conhecimentos em suas áreas de atuação. "Foram tratados aqui de assuntos que serão de absoluta importância para o desenvolvimento do nosso trabalho nos vários cursos de política estratégica que estamos realizando e, mais adiante, isto possibilitará a produção de planejamento e assessoramentos adequados e efetivos", afirmou.

Foto: Divulgação/Suframa


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas