Zelensky quer reunir com Trump e Putin para tentar cessar-fogo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs nesta quarta-feira (28) a realização de uma reunião trilateral com os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin. O objetivo, segundo ele, é buscar uma saída para o conflito que começou em 2022, com a invasão russa ao território ucraniano.
No início de maio, o Kremlin rejeitou uma proposta de Zelensky para um encontro bilateral na Turquia. Moscou afirmou que uma reunião só será possível após algum tipo de "acordo" ser alcançado entre as partes.
“Se Putin não se sente confortável com uma reunião bilateral, ou se preferirem uma reunião trilateral, não me incomoda. Estou preparado para qualquer formato”, afirmou Zelensky à imprensa na terça-feira (27).
Zelensky está em Berlim nesta quarta, onde se encontra com o novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz. O líder alemão tem defendido o aumento dos gastos militares e a formação de “o exército convencional mais forte da Europa”, posição criticada por Moscou como "muito preocupante".
Na madrugada desta terça (27), a Ucrânia lançou quase 300 drones contra a Rússia, segundo o Ministério da Defesa de Moscou. As forças russas afirmaram ter interceptado os aparelhos.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo