Vídeo mostra ataque com drones da Ucrânia que destruiu aviões russos
Um vídeo mostra o momento em que aviões da Rússia são destruídos em um ataque com drones coordenado pela Ucrânia, no último domingo (1º), na Sibéria. Cerca de 41 aeronaves militares em cinco bases aéreas foram destruídas.
No ataque, batizado de “Teia de Aranha”, foram utilizados drones escondidos em caminhões com compartimentos secretos. O governo russo considerou a ação como um ato terrorista.
Conforme o Ministério de Defesa da Rússia, o ataque inédito utilizando drone destruíram os aviões e iniciaram incêndios nas bases aéreas da região de Yakutsk, a mais de 4 mil quilômetros da Ucrânia.
De acordo com o governo ucraniano, os alvos incluíam bombardeiros estratégicos como os modelos Tu-95, Tu-22 e A-50 — aviões fundamentais para os ataques russos de longo alcance.
A ação ocorreu horas depois de a Rússia lançar sua maior ofensiva aérea desde o início da guerra, com 472 drones e sete mísseis. Enquanto Moscou acusa a Ucrânia de terrorismo, Kiev se prepara para novas negociações de cessar-fogo nesta segunda-feira (2), na Turquia. O plano ucraniano inclui 30 dias de trégua e o retorno de prisioneiros e crianças deportadas.
ASSUNTOS: Mundo