Ucrânia lança mega-ataque e destrói 41 aviões russos na Sibéria
Inspiring news!
— Ukraine Front Line (@EuromaidanPR) June 1, 2025
This day will forever go down in modern world history, because today Ukraine did the unthinkable, destroying a significant portion of the russian federation's strategic aviation. pic.twitter.com/6tR219G9xm
A Ucrânia lançou neste domingo (1º) um dos ataques mais ousados da guerra contra a Rússia, destruindo 41 aeronaves militares em cinco bases aéreas distantes, inclusive na Sibéria. A ofensiva ocorre um dia antes da Ucrânia se reunir novamente com a Rússia para tentar negociar um cessar-fogo.
Batizado de “Teia de Aranha”, o ataque usou drones escondidos em caminhões com compartimentos secretos. Eles foram ativados remotamente próximo das bases aéreas, em uma operação coordenada pessoalmente pelo presidente Volodimir Zelensky.
Segundo o governo ucraniano, os alvos incluíam bombardeiros estratégicos como os modelos Tu-95, Tu-22 e A-50 — aviões fundamentais para os ataques russos de longo alcance. O ataque danificou aeronaves em regiões como Irkutsk e Murmansk, a mais de 4 mil km da linha de frente, e teria causado prejuízos superiores a US$ 7 bilhões, segundo a inteligência de Kiev. Já o Ministério da Defesa russo confirmou danos e incêndios, mas minimizou o impacto.
A ação ocorreu horas depois de a Rússia lançar sua maior ofensiva aérea desde o início da guerra, com 472 drones e sete mísseis. Enquanto Moscou acusa a Ucrânia de terrorismo, Kiev se prepara para novas negociações de cessar-fogo nesta segunda-feira (2), na Turquia. O plano ucraniano inclui 30 dias de trégua e o retorno de prisioneiros e crianças deportadas.
ASSUNTOS: Mundo