Compartilhe este texto

Vencedor do Nobel critica Trump por taxar Brasil e chama Bolsonaro de 'aspirante a ditador'

Por Portal Do Holanda

11/07/2025 8h21 — em
Mundo


Paul Krugman - Foto: Divulgação/CNseg

O economista Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel, fez críticas duras ao presidente americano Donald Trump, após o anúncio de taxação de 50% em cima dos produtos brasileiros comercializados no país. Durante declaração, Paul afirmou que declarou que a decisão  é um ato "maligno e megalomaníaco".

Para Krugman, a medida não tem base econômica, sendo uma clara retaliação política pela decisão do Brasil de julgar o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Ele também disse que a decisão justificaria o impeachment de Trump e chamou Bolsonaro de "aspirante a ditador".

“Se ainda tivéssemos uma democracia que funcionasse, essa jogada contra o Brasil seria, por si só, motivo para impeachment. Trump mal finge que há uma justificativa econômica para essa ação. Tudo isso é sobre punir o Brasil por colocar Jair Bolsonaro em julgamento. Agora, Trump está tentando usar tarifas para ajudar outro aspirante a ditador”, enfatizou Paul.

 O Nobel de Economia argumenta atitude de Trump como um "passo terrível" que desvia os EUA de seus princípios pós-Segunda Guerra Mundial, quando o comércio era visto como ferramenta de paz, não de manipulação política. Krugman ainda duvida do impacto real das tarifas, já que as exportações brasileiras aos EUA são pequenas.

“As exportações para os EUA são menos de 2% do PIB do Brasil. Trump realmente imagina que pode usar tarifas para intimidar uma nação enorme, que nem é muito dependente do mercado dos EUA, a abandonar a democracia?".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo