Variante 'Kraken' da Covid é a mais transmissível já identificada, diz OMS
A epidemiologista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse em coletiva de imprensa na quarta-feira (4), que a subvariante da Ômicron XBB.1.5, a "Kraken" é a versão mais transmissível da Covid-19 já identificada até o momento.
De acordo com O Globo, registrada em 29 países, a linhagem também pode estar circulando em mais lugares, mas não tem sido identificada devido à redução no sequenciamento de amostras do novo coronavírus.
"É a subvariante mais transmissível já detectada até agora. A razão para isso são as mutações que estão dentro dessa subvariante da Ômicron, permitindo a esse vírus aderir à célula e se replicar facilmente. Estamos preocupados com a sua vantagem de crescimento, em particular em países europeus e nos Estados Unidos", afirma a epidemiologista.
Ainda na quarta-feira (4), o Grupo Consultivo Técnico sobre Evolução de Vírus da OMS (TAG - VE) disse em comunicado que afirma estar "avaliando a proporção crescente de XBB.1.5 nos Estados Unidos e em outros países" e que uma "avaliação de risco atualizada" sobre a subvariante está em andamento.
ASSUNTOS: Mundo, Saúde e Bem-estar