Trump prorroga trégua tarifária com a China por 90 dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira uma ordem executiva estendendo por mais 90 dias a pausa nas tarifas sobre importações chinesas. A decisão, que evita a expiração do acordo que venceria em 12 de agosto, foi confirmada por uma autoridade da Casa Branca à agência Reuters, após ser primeiramente reportada pela CNBC.
Em declaração a jornalistas, Trump destacou o bom andamento das negociações com Pequim. "Temos lidado muito bem com a China... Eles estão lidando muito bem", disse o presidente, ressaltando a boa relação com o líder chinês Xi Jinping.
A trégua original foi firmada em 12 de maio, com o objetivo de reduzir o déficit comercial americano. Na ocasião, as tarifas dos EUA sobre produtos chineses caíram de 145% para 30%, e as da China sobre produtos americanos foram reduzidas de 125% para 10%.
No entanto, cerca de duas semanas depois, Trump acusou a China de violar o acordo, gerando uma reação de Pequim, que pediu o fim das "restrições discriminatórias" e a manutenção do consenso alcançado nas negociações.
ASSUNTOS: Mundo