Trump diz que Putin reagirá a ataque ucraniano contra aviões russos
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prometeu nesta quarta-feira (4) responder ao ataque de drones realizado pela Ucrânia no último fim de semana contra bases militares russas. A informação foi divulgada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após conversa telefônica com o líder russo.
De acordo com Trump, a ligação ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, no horário de Brasília. O presidente americano relatou que Putin demonstrou “muita veemência” ao afirmar que pretende retaliar. Ainda segundo Trump, não há expectativa de um cessar-fogo no curto prazo. “Foi uma boa conversa, mas não uma conversa que leve a uma paz imediata”, escreveu o republicano em sua rede social, Truth Social.
Batizada de “Operação Teia de Aranha”, a ofensiva ucraniana atingiu 41 aviões de guerra da Rússia, espalhados por cinco bases militares, no domingo (1º). A ação causou danos considerados irreparáveis ao arsenal aéreo russo e foi comemorada por autoridades ucranianas. Segundo Kiev, a operação representou um duro golpe contra Moscou e foi classificada como “brilhante” pelo presidente Volodymyr Zelensky.
Leia mais sobre a operação.
O ataque foi conduzido com o uso de drones escondidos dentro de contêineres transportados por caminhões até áreas próximas das bases aéreas. Em seguida, os veículos abriram compartimentos secretos para liberar os equipamentos, que destruíram mais de 40 aeronaves, incluindo bombardeiros estratégicos.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo