Ucrânia ataca ponte da Crimeia com explosivos submersos; vídeo
A Ucrânia atacou nesta terça-feira (3) a ponte da Crimeia com explosivos instalados debaixo d'água, em mais uma ofensiva contra a infraestrutura russa no território ocupado desde 2014.
Esta foi a terceira vez que a estrutura foi alvo de ataques ucranianos desde o início da invasão em larga escala da Rússia, em 2022. As ações anteriores ocorreram em 2022 e 2023. O ataque desta terça acontece dois dias após uma ofensiva surpresa com drones contra bases aéreas russas.
Segundo o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), responsável pela operação, a ação foi planejada durante meses. Agentes infiltrados instalaram os explosivos nos pilares submersos da ponte, considerada ilegal por Kiev. Imagens do ataque foram divulgadas pelo SBU (veja vídeo acima).
“O inimigo usa a ponte como artéria logística para abastecer suas tropas. Por isso, é um alvo absolutamente legítimo. A Crimeia é Ucrânia, e qualquer manifestação de ocupação receberá uma resposta dura da nossa parte”, afirmou o chefe do SBU, tenente-general Vasyl Maliuk, que coordenou pessoalmente a operação.
De acordo com o SBU, a ponte está “em estado crítico”, com pilares severamente danificados após a explosão. Foram utilizados 1.100 kg de explosivos do tipo TNT. Não há registro de vítimas.
O governo russo informou que o tráfego de veículos na ponte foi suspenso. O tráfego marítimo também foi interrompido nas águas de Sevastopol, no sudeste da Crimeia, segundo a agência estatal RIA Novosti.
A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014, mas a Ucrânia e a maior parte da comunidade internacional não reconhecem a ocupação.
ASSUNTOS: Mundo