Trump divulga foto de Maduro capturado após operação militar dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste sábado (3) uma foto de Nicolás Maduro preso dentro de um navio, com os olhos e os ouvidos tapados. A imagem foi divulgada nas redes sociais horas após a confirmação de uma operação militar de grande escala em território venezuelano que resultou na captura do líder do país e de sua esposa, Cilia Flores.
Em declaração à Fox News, Trump afirmou que os Estados Unidos estarão “muito fortemente envolvidos” na indústria petrolífera da Venezuela. Segundo ele, o objetivo é inserir grandes empresas americanas no setor energético do país sul-americano, em meio às incertezas sobre o futuro da PDVSA, estatal de petróleo venezuelana.
A fala ocorre após os EUA já terem imposto, em dezembro, um bloqueio ao petróleo venezuelano, medida que reduziu as exportações do país pela metade. Apesar dos ataques que atingiram Caracas e os estados de Miranda, Aragua e La Guaira, fontes indicaram que a produção e o refino de petróleo seguiram operando normalmente, sem danos diretos às instalações, embora a PDVSA ainda enfrente problemas administrativos após um ataque cibernético no fim do ano passado.
A captura de Maduro foi realizada pela Força Delta, unidade de elite do Exército americano, com apoio da CIA e de forças policiais dos EUA. A administração Trump justificou a ação com base na autoridade constitucional do presidente como comandante-chefe das Forças Armadas, afirmando que Maduro foi levado aos Estados Unidos para responder a acusações de narcoterrorismo. O governo venezuelano classificou a operação como uma “agressão criminosa” e decretou emergência nacional.
ASSUNTOS: Mundo