Compartilhe este texto

Prefeita de cidade no sul do México é assassinada a tiros dentro de gabinete

Por Folha de São Paulo

16/06/2025 8h45 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A prefeita da cidade mexicana de San Mateo Piñas, Lilia García Soto, foi assassinada a tiros no domingo (15) dentro de seu gabinete na sede do governo municipal. O município de 2.000 habitantes fica no estado de Oaxaca, no sul do país.

Segundo as autoridades locais, um grupo de homens armados invadiu o local. O atentado ocorreu por volta das 11h (14h de Brasília). O servidor Elí García, que também estava no gabinete, foi alvejado e morreu. Dois policiais ficaram feridos.

"Condenamos energicamente o assassinato da prefeita de San Mateo Piñas. Não pode haver impunidade diante deste acontecimento", afirmou o governador de Oxaca, Salomón Jara, nas redes sociais.

O Ministério Público de Oaxaca abriu uma investigação, e a Secretaria da Defesa Nacional montou uma operação para localizar os criminosos. A motivação para o crime ainda não foi oficialmente divulgada.

García Soto foi eleita prefeita de San Mateo Piñas em dezembro de 2022. É o segundo caso de violência contra um líder político no período de um mês dentro do estado.

O prefeito de Santiago Amoltepec, Mario Hernández, foi assassinado a tiros em uma emboscada no dia 15 de maio. Nos últimos anos, dezenas de funcionários públicos foram alvo de ataques do crime organizado no México.

Ainda no mês passado, dois dos principais assessores da prefeita da Cidade do México, Clara Brugada, foram mortos a tiros em um ataque ocorrido em uma área central da capital mexicana.

As vítimas foram identificadas como Ximena Guzmán, secretária particular da prefeita, e José Muñoz, um de seus assessores. Guzmán estava dirigindo para o trabalho e parou em uma movimentada avenida no centro da Cidade do México para buscar seu colega.

Muñoz foi abordado por dois homens armados em uma moto, que o mataram a tiros na rua. Em seguida, os agressores dispararam pelo menos quatro vezes contra Guzmán dentro do veículo, matando-a.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo