Israel bombardeia Ministério da Defesa da Síria em Damasco; vídeo
Israel realizou um ataque aéreo contra o Ministério da Defesa da Síria na manhã desta quarta-feira (16), em Damasco. Imagens do momento da explosão foram transmitidas ao vivo pela TV Al Jazeera e mostram uma grande nuvem de fumaça e destroços sendo lançados após a ofensiva atingir o prédio localizado próximo ao Palácio Presidencial.
De acordo com a agência de notícias estatal síria, ao menos uma pessoa morreu e 18 ficaram feridas. O Ministério da Defesa da Síria orientou os moradores da capital a permanecerem em casa. Relatos enviados à agência Reuters por telefone indicam que parte da população se escondeu sem acesso à eletricidade, temendo novos ataques.
O Exército de Israel afirmou que o bombardeio é uma resposta à repressão contra civis da minoria drusa no sul da Síria. Os militares israelenses alegam ter atingido o portão de entrada do quartel-general do regime sírio e disseram seguir monitorando as ações contra os drusos na região. Fontes de segurança sírias relataram que drones israelenses atingiram a entrada e os fundos do prédio.
Segundo a imprensa estatal síria, os ataques também atingiram a cidade de Sweida, de maioria drusa, onde tropas do governo foram enviadas para conter conflitos entre milícias locais e homens armados beduínos. Combates entre os grupos ocorrem desde o início da semana e têm escalado a tensão na região.
O bombardeio desta quarta marca o terceiro dia consecutivo de ofensivas israelenses na Síria. Correspondentes da Al Jazeera afirmaram ter ouvido rajadas de tiros em resposta à presença de drones no espaço aéreo de Damasco. O ataque amplia a escalada do conflito no Oriente Médio e acende alerta sobre o envolvimento direto de Israel no coração do território sírio.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo