Compartilhe este texto

Governador do Texas proíbe funcionários do Estado de usar Shein e Alibaba

Por Reuters

26/01/2026 20h10 — em
Mundo



Por Courtney Rozen e Alexandra Alper e David Shepardson

WASHINGTON, 26 Jan (Reuters) - O Texas vai impedir que seus funcionários usem hardwares e softwares da Shein, Alibaba e TP-Link, informou o governador em um comunicado nesta segunda-feira, sob o argumento de que o Estado tomou a decisão para proteger a "privacidade dos texanos" do governo chinês.

A lista também inclui a plataforma de comércio online Temu e a fabricante de baterias CATL, de acordo com declaração do governador do Texas, Greg Abbott.

A decisão é o mais recente exemplo de banimento de tecnologia de empresas de propriedade chinesa em nome da segurança por parte de um governo estadual. A proibição de Abbott impede que os funcionários usem o "hardware físico, a inteligência artificial e o software" das empresas em dispositivos e redes de propriedade do Estado.

O governo Trump, apoiado por Abbott, tem procurado moderar suas ações que poderiam antagonizar Pequim. Os dois países chegaram a uma distensão em uma longa guerra comercial e tecnológica em outubro.

A proibição de Abbott atinge a fabricante chinesa de drones Autel e os produtos da empresa chinesa de inteligência artificial iFlyTek.

As empresas não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

(Reportagem de Courtney Rozen)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo