Ex-príncipe Andrew é preso na Inglaterra por envolvimento no caso Epstein
O ex-príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth II e irmão do rei Charles III, foi preso no Reino Unido nesta quinta-feira (19). A ação faz parte das investigações sobre suas conexões com o bilionário Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual de menores. A prisão ocorreu em Sandringham, no dia em que Andrew completou 66 anos.
De acordo com a polícia britânica, Andrew foi detido sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público após novas informações surgirem nos chamados Epstein files. A acusação é de que ele teria fornecido informações confidenciais e documentos públicos ao traficante sexual Jeffrey Epstein.
O nome de Andrew foi citado pela primeira vez no caso depois que Virginia Giuffre, uma das principais vítimas de Jeffrey Epstein, acusou o príncipe de tê-la abusado sexualmente quando tinha 17 anos, após ser traficada por Epstein e Ghislaine Maxwell.
A acusação ganhou força com a divulgação de uma foto em que Andrew aparece ao lado de Virginia e Maxwell. Em 2021, Giuffre entrou com uma ação judicial nos Estados Unidos contra Andrew. Em outras fotos dos arquivos colhidos pela polícia, o irmão do Rei Charles aparece de joelhos sobre outra mulher, tocando em sua barriga.
O príncipe sempre negou as acusações, mas em 2022 fez um acordo extrajudicial, pagando uma indenização milionária sem admitir culpa.
Virgínia acabou cometendo suicídio em 25 de abril de 2025. O episódio levou ao afastamento definitivo de Andrew das funções públicas da família real britânica e continua sendo um dos maiores escândalos envolvendo a monarquia.
ASSUNTOS: Mundo