Deputado italiano pede extradição e cassação de cidadania de Carla Zambelli
O deputado italiano Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, enviou nesta quarta-feira (4) um ofício ao governo da Itália solicitando medidas urgentes para a extradição e a revogação da cidadania italiana de Carla Zambelli (PL-SP). A deputada brasileira foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já anunciou que pretende deixar os Estados Unidos para morar na Europa.
No documento, Bonelli argumenta que a Itália não pode se tornar refúgio para pessoas condenadas por tentativa de golpe de Estado. Ele também citou declarações de Zambelli, que afirmou acreditar ser “intocável” no país europeu. O parlamentar destacou o histórico da deputada, desde sua condenação até sua atuação durante as eleições de 2022, quando propagou desinformação sobre o sistema eleitoral brasileiro.
Além do pedido de extradição, o deputado defendeu a revogação da cidadania de pessoas condenadas por crimes como tentativa de golpe, incitação à subversão da ordem ou crimes contra a humanidade. Bonelli reforçou que espera uma resposta clara do governo italiano para evitar que o país se torne um “paraíso para condenados”.
Paralelamente ao pedido feito na Itália, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Carla Zambelli, bloqueou seus passaportes e incluiu seu nome na lista da Interpol para difusão vermelha. A Justiça brasileira poderá solicitar a prisão da deputada no país onde ela estiver, com vistas à extradição.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo