Bombeiros resgatam homem de 250 kg preso em montanha de lixo; vídeo
Tragèdies humanes invisibles. Els @bomberscat han hagut de rescatar un home de 48 anys amb uns 250 quilos de pes que malvivia entre tones d’escombraries en uns baixos del c/Estany de l’Albufera del Prat de Llobregat. Ha estat necessari rebentar una finestra i apuntalar el sostre. pic.twitter.com/Cx4IVTHH3q
— Anna Punsí (@punsix) May 24, 2023
Um homem pesando 250 quilos foi resgatado pelos Bombeiros após ficar preso em uma pilha de lixo no porão de seu apartamento, em Barcelona, na Espanha.
Alejandro B., de 48 anos, ligou para a emergência às 8h30 da manhã, pedindo ajuda após cair em casa e informar que não comia e nem bebia nada há vários dias. O homem supostamente sofre da síndrome de Diógenes, que se caracteriza pelo extremo descuido com a higiene pessoal e de sua moradia, isolamento social e comportamento paranoico, além do acúmulo de lixo.
O resgate durou 7 horas e foi necessário o uso de uma escavadeira. Usando máscaras e trajes de risco biológico, os bombeiros retiraram pela janela os detritos acumulados na casa do homem.
Ele apresentava dificuldades respiratórias e os profissionais o colocaram no oxigênio, iniciando ainda as manobras de salvamento. Alejandro foi retirado de casa com um empilhador até a janela.
O homem não saía de casa desde a pandemia, quando passou a trabalhar de forma remota. Algumas fontes afirmaram que antes, ele trabalhava como cientista da computação no aeroporto. Atualmente, vizinhos observavam
“O Sistema Médico de Emergência (SEM) e o Corpo de Bombeiros intervêm, ele diz que está tudo bem e não deixa ninguém entrar em casa”, informou o chefe de ação social e comunitária de El Prat, Arnau Garcia.
Alertas já existiam
Vizinhos do homem já haviam acionado a Câmara Municipal de Barcelona sobre a situação e uma comissão chegou a entrar em contato com ele por telefone.
Um dos vizinhos que não quis se identificar criticou as autoridades "Eles falaram com ele ao telefone e ficaram satisfeitos quando ele disse que estava bem". "É escandaloso", acrescentou.
Segundo Arnau García, chefe de ação social e comunitária da Câmara Municipal de El Prat, um arquivo inicial foi aberto em 2003 pelo serviço de saúde para tratar o homem. "Ele foi visitado em casa, foi constatado que sofria de obesidade mórbida e um certo acúmulo de coisas".
Os profissionais intervieram mais uma vez em 2012 quando o quadro se agravou, mas desde então não registrava nenhuma situação anômala, indo contra o que os vizinhos afirmam, que em diversas vezes alertaram as autoridades sobre a gravidade do caso, preocupados com a saúde do homem.
Alejandro foi internado no hospital Bellvitge e não corre risco de morte.
Com informações do O Globo.
ASSUNTOS: Mundo