Assessor de Trump chama Moraes de “descontrolado” em novo post no X
Nesta quarta-feira (17), um assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de “descontrolado”. Em um post no X, o subsecretário do Departamento de Estado americano, Christopher Landau, criticou Moraes por um pedido de prisão emitido contra Flávia Magalhães, cidadã brasileira com residência na Flórida, afirmando que o Brasil deveria "conter" o ministro antes que ele prejudique a relação bilateral entre os dois países.
"Em vez de buscar uma solução para resolver a crise, o Brasil está permitindo que esse violador de direitos humanos, já sancionado, dobre a aposta em seu abuso do processo judicial para perseguir uma agenda descaradamente política. Os Estados Unidos não permitirão que Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território", afirmou Landau.
A ação contra Flávia se refere a críticas que ela fez ao Judiciário brasileiro em 2022, enquanto vivia nos Estados Unidos. Moraes e o STF ainda não comentaram a postagem, mas o ministro já havia declarado em outras ocasiões que espera que sanções aplicadas pelos EUA sejam revertidas e atribuiu as críticas à desinformação.
O comentário de Landau se soma a recentes críticas e ameaças do governo americano. Na segunda-feira (15), o secretário de Estado Marco Rubio afirmou que novas medidas podem ser tomadas contra o Brasil em decorrência da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando que o Estado de Direito estaria em risco por ações judiciais que alcançam cidadãos americanos. Rubio indicou que anúncios sobre sanções adicionais podem ser feitos em breve, reforçando a tensão diplomática entre os dois países.
ASSUNTOS: Mundo