Privatização do setor elétrico brasileiro e suas consequências será pauta na Aleam

Por Portal do Holanda

15/03/2016 17h40 — em Policial

Manaus|AM - No dia 16 de março, às 09 horas, será realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas, Audiência Pública que debaterá sobre a privatização das empresas de energia do sistema Eletrobras, em particular da Eletrobras Distribuição Amazonas.

A audiência contará com a participação do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) que reúne os sindicatos de todo o País das empresas do Sistema Eletrobras, participarão também entidades locais, além de serem convidados a Câmara Municipal, Associação de Municípios, Eletrobras e Ministério de Minas e Energia.

Os Sindicatos do setor elétrico nacional são contra a privatização, tendo como justificativa as consequências prejudiciais aos trabalhadores e a sociedade, a exemplo do que aconteceu em outros Estados que tiveram suas empresas vendidas, tais como: aumento da tarifa, precarização das relações trabalhistas, queda na qualidade dos serviços e aumento do serviço terceirizado.

Aqui no Amazonas, a empresa passou ultimamente por um reajuste tarifário considerado escandaloso (38% a 42%). O pronunciamento da Presidente da Republica e do Ministro de Minas e Energia coloca a Eletrobras Distribuição Amazonas como uma das empresas a ser privatizada.

No final do ano passado e no inicio deste ano os trabalhadores do setor elétrico brasileiro foram às ruas protestar contra a referida privatização, em Manaus os trabalhadores da empresa fizeram um movimento forte, inclusive questionando o posicionamento do Ministro Braga sobre o assunto.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial