Governador José Melo lança programa que vai formar alunos em desenvolvimento de software para trabalhar em empresas

Por Portal do Holanda

01/12/2014 15h32 — em Amazonas

Estudantes do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos de escolas de Itacoatiara e Manacapuru, respectivamente a 267 e 68 quilômetros de Manaus, terão em 2015 a chance de aprender a desenvolver e programar softwares e aplicativos para equipamentos eletrônicos e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Lançado pelo governador do Amazonas, José Melo, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, em Itacoatiara, o Programa de Formação de Desenvolvedores de Softwares é a primeira fase de um projeto que vai criar em 14 municípios do interior, os escritórios especializados na prestação de serviços em tecnologia para empresas do PIM.

 

Com o programa, o Governo do Amazonas está abrindo 800 vagas para estudantes dos dois municípios. O edital com os critérios de seleção está disponível nos sites da Seduc e da Fucapi. As inscrições começam hoje, dia 1º de dezembro, e vão até o dia 13 de fevereiro. O curso tem duração de um ano. Ao final, 50 estudantes que obtiverem os melhores desempenhos serão contratados para prestar serviços na empresa TPV Vison Innovator, a primeira a apostar no programa e injetar recursos na identificação de talentos. Além da Seduc, a ação envolve a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a UEA e a Fucapi.

 

Entusiasmado com o início do projeto, Melo afirmou que os esforços agora estão voltados para a conquista de novos parceiros empresariais para garantir o alcance da meta inicial de levá-lo a 14 cidades amazonenses. A solenidade que marcou a largada do projeto pioneiro aconteceu na Escola Estadual João Valério, em Itacoatiara, com a presença do prefeito, Mamud Amed, do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, de representantes das entidades parceiras e de centenas de estudantes e professores de escolas públicas da cidade.

 

“Esse é um trabalho para a criação de ilhas de excelência em desenvolvimento intelectual e em tecnologia, o pontapé para um grande projeto. Estamos iniciando na formação de alunos para desenvolver software, mas o desdobramento é instalar em 14 municípios escritórios especializados de prestação de serviços em tecnologia para as empresas. Os talentos que devem ser revelados vão atuar no escritório, consorciado a empresas”, frisou Melo.

 

Mercado de trabalho 

Segundo o governador, a aposta na criação das ilhas de excelência em informática é uma forma de descentralizar o capital intelectual de Manaus e preparar jovens para o mercado de trabalho em vagas mais qualificadas. “Isso é descentralizar o que hoje é muito concentrado na cidade de Manaus. E em segundo lugar, é uma forma de habilitar nossos jovens para o mercado de trabalho e não para o chão da fábrica, como é hoje por não ter o treinamento adequado. Queremos que eles ocupem melhores empregos”, pontuou.

O secretário de Educação, Rossiele Soares, considera a parceria público-privada como grande impulso do projeto. “O curso começa imediatamente após o Carnaval do ano que vem. Eles vão aprender a desenvolver softwares. Qualquer software e programas que você utiliza no celular ou no computador é o que os alunos estarão aprendendo a fazer, também com um olhar comercial. A ideia do projeto é que, sem sair de Itacoatiara, eles possam trabalhar para os grandes conglomerados da área”, disse.

 

Inscrição

Para participar, o interessado deve ter conhecimentos básicos em informática e residir na cidade. Os detalhes estão disponíveis nos sites da Seduc (www.educacao.am.gov.br) e da Fucapi (www.fucapi.br/inscricoes). As inscrições estarão abertas do dia 1º de dezembro de 2014 ao dia 13 de fevereiro de 2015.

 

O exame de seleção para o projeto será realizado em duas etapas. A primeira é uma avaliação de 30 questões objetivas, que será aplicada no dia 1º de março de 2015, abrangendo Língua Portuguesa (10 questões), Matemática (10 questões) e Informática (10 questões). Os pré-selecionados passarão, na segunda e última etapa de seleção, por uma avaliação prática de Informática, agendada para a segunda quinzena de março do mesmo ano e que apontará os 800 classificados para participação no programa.

O resultado final com a relação dos 800 selecionados será divulgado em 25 de março de 2015 e as formações do programa iniciam no dia 13 de abril.

Mais investimentos em Itacoatiara

Primeira cidade a receber a visita do governador José Melo após a eleição de outubro, Itacoatiara foi definida como estratégica para o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Manaus (RMM). Durante o discurso para professores, pais e alunos, Melo afirmou que vai retomar a briga pela extensão dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus para os municípios da RMM. Adiantou ainda que defende que novos polos em estudo de implantação, como o de cosméticos, tenham instalação prioritária nos municípios do interior.