Alunos da rede municipal recebem óculos de grau

Por Portal do Holanda

06/12/2014 14h00 — em Amazonas

Cem alunos de dez escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 receberam óculos de grau, na última sexta-feira (5). A entrega foi feita por representes da empresa multinacional francesa Essilor da Amazônia Ltda, que é parceira da Semed.

A doação foi na Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, localizada no bairro São José 1, zona Leste. No total, a secretaria promoveu três mil consultas oftalmológicas e entregou 1.500 mil óculos aos alunos este ano.

A entrega de cem pares de lentes e armações faz parte do Projeto de Saúde Ocular, da Semed, por meio da Gacpe. A gerente do setor, Welciane Jacinto, informou que são realizadas triagens em todas as escolas no início do ano letivo para detectar os alunos que têm problema de visão.

“São realizadas triagens nas escolas e as crianças detectadas com problemas de visão são passadas para a consulta com o oftalmologista para confirmar o grau do problema e depois elas entram na lista de doação. Essas doações fazem parte do Projeto de Saúde Ocular, que existe desde 1999 na Semed. Essa parceria com empresas do Distrito Industrial é muito boa, pois vemos que a prefeitura, junto com essas empresas, está conseguindo beneficiar os alunos. A empresa Essilor, que é líder no mercado óptico, já participa com a gente há dois anos realizando as doações. Temos percebido a melhoria no aprendizado dos alunos, pois com problema de visão eles não conseguiam se concentrar e, consequentemente, não aprendiam”, informou.

Ainda de acordo com a gerente da GACPE, em 2014, foram realizadas três  mil consultas, onde foram detectados 1.600 alunos com problemas de visão. Destes, 1.500 receberam óculos pela Semed e 100 pela empresa Essilor da Amazônia Ltda. A empresa foi responsável por lançar o Projeto Ação Social do dia Mundial da Visão, que é celebrado na segunda quinta-feira do mês de outubro.