Compartilhe este texto

Medvedev diz que apreensão de ativos russos pela UE pode ser equivalente a justificativa para guerra

Por Reuters

04/12/2025 9h48 — em
Geral



MOSCOU, 4 Dez (Reuters) - Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse na quinta-feira que, se a União Europeia tomar os ativos russos congelados, isso pode ser considerado por Moscou como equivalente a um ato que justifica a guerra.

"Se a maluca União Europeia tentar, afinal, roubar os ativos russos congelados na Bélgica sob o pretexto de um chamado 'empréstimo de reparação', a Rússia pode muito bem ver essa ação como equivalente a um casus belli (ocasião para guerra) com todas as implicações relevantes para Bruxelas e para os países individuais da UE", afirmou Medvedev.

A Comissão Europeia propôs na quarta-feira um uso sem precedentes de ativos russos congelados ou empréstimos internacionais para levantar 90 bilhões de euros para a Ucrânia cobrir seus serviços básicos e militares em dificuldades.

(Reportagem da Reuters)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral