Compartilhe este texto

Atletas britânicos recebem escudo de IA contra ofensas online

Por Reuters

04/12/2025 10h02 — em
Geral



LONDRES, 4 Dez (Reuters) - Os principais atletas britânicos terão em breve uma nova arma na luta contra o abuso online depois que a UK Sport assinou um acordo de 300.000 libras (US$400.170,00) para fornecer proteção baseada em IA nas redes sociais.

O órgão financiado pelo governo, que apoia os esportes olímpicos e paralímpicos, fez uma parceria com o Social Protect, um aplicativo desenvolvido para detectar e ocultar publicações abusivas em tempo real.

Milhares de atletas poderão se inscrever gratuitamente e manter suas contas protegidas durante todo o ciclo dos Jogos até Los Angeles 2028.

"O nível de abuso que nossos atletas estão enfrentando online é inaceitável -- não fazer nada a respeito não é uma opção", disse a diretora de desempenho da UK Sport, Kate Baker.

O acordo é o primeiro desse tipo no esporte britânico.

O Social Protect, já usado por órgãos governamentais na Austrália, funciona como um software antivírus, examinando plataformas como Instagram, Facebook, TikTok e YouTube em busca de mais de dois milhões de palavras e frases ofensivas.

Todas as mensagens sinalizadas são automaticamente ocultadas das seções de comentários ou respostas, e os atletas podem adicionar seus próprios gatilhos.

"O objetivo é manter a seção de comentários livre de racismo, ódio, fraudes -- de todas as coisas horríveis que podem existir nas redes sociais", disse o fundador Shane Britten.

O sistema não é infalível. Ele não cobre o X, antigo Twitter, que, segundo uma investigação da BBC, foi responsável por 82% dos abusos dirigidos a dirigentes e jogadores de futebol.

Ele também não pode bloquear mensagens diretas abusivas, que permanecem visíveis a menos que os atletas usem serviços separados e mais caros que exigem o compartilhamento de detalhes de login.

O abuso online tem atormentado os atletas desde o surgimento da rede social em meados dos anos 2000.

(Reportagem de Martyn Herman)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral