Compartilhe este texto

Exército nigeriano diz ter matado um comandante do Boko Haram e dez combatentes

Por Reuters

01/02/2026 11h04 — em
Geral



ABUJA, 1 Fev (Reuters) - O exército da Nigéria informou neste domingo ter matado um importante comandante do Boko Haram e outros dez militantes do grupo durante operação noturna no Estado de Borno, no nordeste do país.

O exército identificou o líder morto como Abu Khalid e afirmou que ele era o segundo em comando do Boko Haram na Floresta de Sambisa.

"Abu Khalid era uma figura chave na hierarquia terrorista, coordenando operações e logística no eixo de Sambisa", afirmou o comunicado do exército.

O comunicado afirmou ainda que não houve baixas entre as tropas e que as operações de limpeza continuavam na Floresta de Sambisa, nas Montanhas Mandara, no Triângulo de Timbuktu e em outros esconderijos conhecidos do Boko Haram e do Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP, na sigla em inglês) na região Nordeste.

A Nigéria luta contra o Boko Haram e seu grupo dissidente ISWAP há mais de uma década, em um conflito que já matou dezenas de milhares de pessoas e deslocou milhões na região do Lago Chade.

(Reportagem de Tife Owolabi; texto de Nellie Peyton)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral