Siga o Portal do Holanda

Famosos & TV

Yoko Ono completa 80 anos e ganha exposição

Publicado

em

Por


©afp.com / Daniel Roland

O museu Schirn Kunsthalle, na cidade alemã de Frankfurt, apresenta a partir desta sexta-feira uma retrospectiva da obra de Yoko Ono, que comemora seus 80 anos. Por conta do status de ícone pop enquanto mulher e viúva de John Lennon, seus trabalhos artísticos ficaram, durante algum tempo, em segundo plano, e, agora, serão destaque na exposição 'Half-a-wind show - Uma retrospectiva'.

O Beatle, assassinado em 1980, a descreveu como "a mais célebre das artistas desconhecidas", já que os trabalhos do casal, como os famosos "bed-in" pela paz mundial, ocultaram sua obra mais pessoal.

"John Lennon me dizia: 'Me traga a verdade'. Porque nós, artistas, temos a dignidade de dizer a verdade ao mundo, diferentemente dos políticos", conta Yoko Ono, que veio à inauguração de sua exposição com seus eternos óculos de sol, roupa preta e chapéu.

"Mas a gente só conhece a metade da verdade. A outra parte é invisível (...), cada um é responsável por completar, imaginar e participar", disse.

O museu Schirn Kunsthalle de Frankfurt reuniu cerca de 200 objetos, filmes, instalações, fotografias, desenhos, textos e músicas para refletir a dimensão multimídia das obras, e oferece a possibilidade de tocá-las ou de fazer parte de uma delas, segundo a vontade da própria artista.

"É a retrospectiva mais completa já consagrada a Yoko Ono na Europa", afirmou o diretor do museu, Max Hollein.

A exposição será itinerante, assim como a artista. Depois de Frankfurt, ela viaja para a Dinamarca, para a Áustria e depois para o museu Guggenheim, na cidade de Bilbao, na Espanha.

O endereço do site da exposição é <http://www.schirn.de/en.html>

NULL

+ Famosos & TV

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.