Influencer Hytalo Santos é investigado por exploração infantil
O influenciador Hytalo Santos está sendo investigando pelo Ministério Público da Paraíba sob suspeita de exploração de imagens de menores. A apuração envolve vídeos divulgados por Hytalo em suas redes sociais, onde acumula 17 milhões de seguidores no Instagram.
Nos vídeos, Hytalo, de 26 anos, aparece ao lado de adolescentes fazendo danças com músicas de teor sexual e usando roupas curtas. O influenciador se refere ao menores como a “Turma do Hytalo” ou como seus “filhos”, embora não haja formalização legal de adoção, os jovens moram parte do tempo com o influenciador.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a exposição de crianças e adolescentes a situações que possam violar sua dignidade, intimidade ou submetê-los a vexame e constrangimento com pena de detenção de seis meses a dois anos.
O Ministério Público deu início a dois procedimentos de investigação em novembro, sendo um deles em João Pessoa e o outro em Bayeux, cidade da região metropolitana. A investigação de Bayeux foi motivada por uma solicitação do Conselho Tutelar local, enquanto o caso de João Pessoa teve origem em uma denúncia anônima. Ambas as apurações têm como foco a "defesa dos direitos de crianças e adolescentes" e são tratadas como possíveis casos de “exploração sexual”. As investigações estão sob sigilo e são conduzidas por promotores da área de Infância e Juventude.
Se o Ministério Público concluir que houve violação do ECA, poderá apresentar uma denúncia formal à Justiça ou propor a Hytalo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para interromper a divulgação de vídeos envolvendo os jovens. Os pais dos adolescentes, embora não sejam alvos da investigação até o momento, também podem ser responsabilizados.
Em sua defesa, o advogado de Hytalo afirma que todas as informações necessárias já foram fornecidas ao Ministério Público e reforça que o influenciador age de maneira responsável. “Hytalo tem um cuidado especial com todos os que convivem com ele, tanto em relação às gravações quanto em questões de saúde, educação e família”, declarou o representante legal.
Veja também
ASSUNTOS: Famosos & TV