Compartilhe este texto

Letícia Bufoni e Lucas Rabelo conquistam título da primeira etapa do STU

Por Agência O Globo

18/03/2018 18h03 — em
Esportes



Dois skatistas, em momentos diferentes na carreira, conquistaram ontem o título da primeira etapa do STU Qualifying Series 2018, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca. A paulista Letícia Bufoni, tricampeã dos X-Games, dominou a competição street, liderando as duas voltas e sendo a única a não zerar sequer uma das manobras avaliadas individualmente. No masculino, Lucas Rabelo, de 19 anos, mostrou que tem tudo para brilhar na modalidade, ao vencer uma disputa equilibrada. A próxima etapa do circuito, que tem ainda a modalidade park, será entre os dias 11 e 13 de maio, em Florianópolis.

Sem competir no Brasil desde 2013, Letícia veio focada para conquistar o título no Rio e tinha como principal rival Pâmela Rosa, dona de dois ouros e duas pratas no X-Games. A nota final foi um somatório de duas voltas de 45 segundos, além da pontuação de três manobras em cinco tentativas para cada atleta. Ao final da primeira volta, Pâmela, mesmo sofrendo uma queda, terminou empatada na liderança com Letícia, que não completou a última manobra. Ambas receberam 68.33 pontos.

Na segunda volta, porém, Pâmela não encaixou bem o eixo no corrimão e caiu. Letícia fez uma volta impecável, com destaque para um ollie 180º na escada grande e um grind de back — manobra que tinha errado na tomada anterior. Assim, disparou na liderança com 148.33 contra 136.33 de Pâmela.

Única a não sofrer quedas na apresentação das manobras, Letícia se deu ao luxo de descartar duas notas 71.00, soma que apenas Pâmela conseguiu superar em algum momento da competição. Letícia venceu com 299.33 pontos contra 288.00 da principal rival. Gabriela Mazetto, com 260.33 pontos, completou o pódio.

— Consegui o primeiro lugar e estou muito feliz por competir no Brasil. Muito mais feliz ainda por ter um circuito desses no meu país, era algo que precisávamos. Ganhei com a presença da minha família, meus amigos — afirmou Letícia.

Zebra no masculino

No masculino, a disputa reuniu 16 skatistas vindos das eliminatórias e mais oito atletas pré-classificados. Pentacampeão mundial, Kelvin Hoefler era um dos favoritos e terminou a semifinal na primeira colocação. Mas na grande final, com duas voltas, e mais cinco tentativas, o paulista não foi bem e acabou com a medalha de bronze, com 318.33. Lucas surpreendeu com manobras ousadas e levou o ouro ao somar 341.33 pontos. A prata ficou com Tiago Lemos, com 319.00.

— A ficha ainda não caiu. O que me ajudou foi a minha segunda volta, em que acertei todas as manobras. O corrimão me salvou mais uma vez. Quando vi que estava em primeiro lugar, levei um susto — afirmou Lucas.

O evento marcou o início do Calendário Brasileiro de Skate com a plataforma Skate Total Urbe (STU), que determinará a seleção brasileira que vai a Tóquio-2020 (quatro atletas masculinos e quatro femininos de cada modalidade, totalizando 16). Serão quatro etapas qualificatórias para o street e quatro para o park. A última etapa englobará ambas, em novembro, no Rio.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes