Compartilhe este texto

Vendas no varejo dos EUA ficam inalteradas em outubro

Por Reuters

16/12/2025 9h56 — em
Economia



WASHINGTON, 16 Dez (Reuters) - As vendas no varejo dos Estados Unidos ficaram estáveis em outubro, embora os gastos dos consumidores pareçam ter permanecido em uma base sólida no início do quarto trimestre apesar do aumento do custo de vida que está forçando algumas famílias a reduzirem seus gastos.

A leitura inalterada das vendas no varejo, relatada pelo Census Bureau do Departamento de Comércio nesta terça-feira, seguiu-se a um ganho de 0,1% em setembro em dado revisado para baixo.

Economistas consultados pela Reuters previram que as vendas, que são em sua maioria mercadorias e não são ajustadas pela inflação, subiriam 0,1%, depois de um aumento de 0,2% relatado anteriormente em setembro.

O relatório, originalmente previsto para meados de novembro, foi adiado pela paralisação de 43 dias do governo. Os norte-americanos estão enfrentando preços mais altos de alimentos, móveis e uma série de outros produtos importados, resultado das taxas de importação do presidente Donald Trump. Os custos com saúde e moradia também aumentaram.

Economistas dizem que as famílias de baixa e média renda foram desproporcionalmente afetadas pelo aumento do custo de vida. Trump, que no ano passado conquistou a vitória nas eleições com base em promessas de controlar a inflação, alternou nas últimas semanas entre minimizar os problemas como uma farsa, culpar o ex-presidente Joe Biden e prometer que suas políticas econômicas beneficiarão os norte-americanos no próximo ano.

As vendas no varejo excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação aumentaram 0,8% em outubro, depois de uma queda não revisada de 0,1% em setembro. Esse dado corresponde mais estreitamente ao componente de gastos do consumidor do Produto Interno Bruto.

(Reportagem de Lucia Mutikani)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia