Compartilhe este texto

PIS/Pasep 2026: calendário é aprovado e pagamentos começam em fevereiro

Por Portal Do Holanda

16/12/2025 19h54 — em
Economia


Foto: Divulgação / Caixa

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário de pagamento do PIS/Pasep 2026 (abono salarial).

Os depósitos, referentes ao ano-base 2024, terão início em 15 de fevereiro de 2026 para os nascidos em janeiro e prosseguirão de forma escalonada até 15 de agosto de 2026, seguindo o mês de nascimento do trabalhador.

Quem recebe

Têm direito os trabalhadores (iniciativa privada e servidores) que:

Estavam cadastrados no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos.

Trabalharam formalmente por pelo menos 30 dias em 2024.

Receberam remuneração mensal média dentro do limite estabelecido.

O valor é proporcional ao tempo de serviço no ano-base.

Atenção: mudança na regra de renda

A partir de 2026, o limite de renda para ter direito ao benefício deixará de ser corrigido pelo salário mínimo, sendo ajustado apenas pela inflação. Essa transição deve reduzir, com o tempo, o número de beneficiários.

Consulta e Saque: Trabalhadores podem consultar a elegibilidade pelo app Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158. Os pagamentos são realizados pela Caixa (PIS) e Banco do Brasil (Pasep).

Cronograma

O pagamento será realizado de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento do trabalhador:

Nascidos em janeiro receberão a partir de 15 de fevereiro de 2026.

Nascidos em fevereiro receberão a partir de 15 de março de 2026.

Nascidos em março e abril terão acesso ao benefício a partir de 15 de abril de 2026.

Nascidos em maio e junho receberão a partir de 15 de maio de 2026.

Nascidos em julho e agosto terão o depósito liberado a partir de 15 de junho de 2026.

Nascidos em setembro e outubro receberão a partir de 15 de julho de 2026.

Nascidos em novembro e dezembro terão o último lote liberado a partir de 15 de agosto de 2026.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia