Compartilhe este texto

PIB da indústria recua no 1º trimestre de 2025 e produção segue abaixo do nível de 2013

Por Folha de São Paulo

30/05/2025 11h45 — em
Economia



SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O valor adicionado pela indústria brasileira ao PIB (Produto Interno Bruto) recuou 0,1% no primeiro trimestre de 2025, em relação aos três últimos meses de 2024, pior resultado para o período deste 2020, ano da pandemia.

Dentro do setor, houve queda de 1% na indústria de manufatura e 0,8% na construção. Por outro lado, as atividades industriais extrativas avançaram 2,1%, enquanto o segmento de eletricidade, gás, água e esgoto e gestão de resíduos cresceu 1,5%. O PIB teve alta de 1,4% na mesma comparação.

Na comparação anual, a indústria cresceu 2,4%, abaixo do avanço do PIB de 2,9% na mesma comparação.

O pico da atividade industrial no Brasil foi alcançado no terceiro trimestre de 2013, considerando a série histórica do IBGE iniciada em 1996. O PIB do setor nunca se recuperou da recessão iniciada no ano seguinte e ainda está cerca de 5% abaixo do verificado naquela época.

"A queda da indústria geral foi puxada principalmente pela indústria de transformação. Cabe destacar que a indústria de transformação participa com cerca de 58% do PIB da indústria geral. O setor, altamente sensível aos juros, tem sido impactado pelo forte aperto monetário e pela permanência das condições financeiras restritivas", afirma a Fiesp (federação das indústrias de São Paulo), em nota.

A entidade diz que o cenário externo mais adverso também impõe desafios adicionais ao setor, que pode ser impactado não apenas pela imposição de tarifas, mas também pela redução da demanda externa decorrente da desaceleração do crescimento global e pelos efeitos negativos sobre os investimentos em razão do elevado grau de incerteza internacional.

Por outro lado, as medidas do governo para estimular a atividade econômica, como a liberação de recursos do FGTS e a criação do crédito consignado privado constituem vetores altistas para o crescimento do PIB em 2025.

A Fiesp espera desaceleração do PIB nos próximos trimestres, mas diz que o forte crescimento no 1º trimestre do ano deixou um carregamento estatístico positivo para o ano de 2,2%. A federação revisou a projeção de crescimento do PIB em 2025 de 2% para 2,4%.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia