Compartilhe este texto

Vendas pendentes de moradias nos EUA caem para nível mais baixo em cinco meses em dezembro

Por Reuters

21/01/2026 11h20 — em
Economia



WASHINGTON, 21 Jan (Reuters) - Os contratos para a compra de casas usadas nos Estados Unidos caíram inesperadamente em dezembro, atingindo o nível mais baixo em cinco meses, provavelmente porque as preocupações com o mercado de trabalho e a persistente escassez de casas de nível básico compensaram as taxas de hipoteca mais baixas.

O índice de vendas pendentes de moradias caiu 9,3% no mês passado, para 71,8, o nível mais baixo desde julho, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que os contratos, que se tornam vendas após um ou dois meses, avançariam 0,4%. O

As vendas pendentes de moradias caíram 3,0% em relação ao ano anterior.

"Depois de vários meses de sinais encorajadores nos contratos pendentes e nas vendas fechadas, os números dos novos contratos de dezembro afetaram a perspectiva de curto prazo", disse Lawrence Yun, economista-chefe da associação.

Yun observou que o estoque estava baixo em dezembro, com cerca de 1,18 milhão de casas usadas no mercado, o que, segundo ele, corresponde ao "menor nível de estoque de 2025".

"Os consumidores preferem ver um estoque abundante antes de tomar a decisão importante de comprar uma casa", disse Yun. "Portanto, o declínio nas vendas pendentes de imóveis pode ser resultado do entusiasmo reduzido do consumidor em comprar um imóvel quando há tão poucas opções listadas para venda."

Embora haja um excesso de oferta de moradias novas no mercado, o estoque de casas usadas permaneceu baixo porque a maioria dos proprietários tem taxas de hipoteca bem abaixo de 5%, reduzindo o incentivo para listar suas propriedades. A desaceleração do aumento dos preços das casas também está desencorajando alguns vendedores em potencial.

(Reportagem de Lucia Mutikani)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia