Wall Street sobe enquanto mercados digerem discurso de Trump em Davos
Por Sruthi Shankar e Pranav Kashyap
21 Jan (Reuters) - As ações norte-americanas apresentavam uma modesta recuperação nesta quarta-feira após a maior venda de ações em três meses, enquanto os investidores digeriam os comentários do presidente Donald Trump em Davos, incluindo um novo impulso para adquirir a Groenlândia.
Falando a líderes mundiais em Davos, na Suíça, Trump insistiu que somente os Estados Unidos podem realmente garantir a segurança da Groenlândia. Trump, no entanto, sinalizou que não "usaria a força" para assumir o controle e pediu negociações imediatas para um acordo de aquisição da Groenlândia.
Os mercados continuam cautelosos após a liquidação de terça-feira, quando os três principais índices dos EUA caíram quase 2% com o aviso de Trump de que novas tarifas podem atingir os aliados europeus, a menos que os EUA possam comprar a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca.
"Isso (a indicação de não usar a força) provavelmente colocou um piso na recente liquidação, pois não usaremos a força para adquirir a Groenlândia. Portanto, isso é um suspiro de alívio para os mercados", disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B Riley Wealth.
"Mas certamente estamos preocupados com a retomada de uma guerra comercial."
O índice de volatilidade CBOE caiu de suas máximas de meados de novembro atingidas na sessão anterior, recuando 1,22 ponto, para 18,87.
As megacaps norte-americanas Nvidia e Tesla, que estavam entre as mais afetadas na liquidação de terça-feira, subiam 0,4% cada.
O Dow Jones Industrial Average subia 0,42%, para 48.692,15 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,40%, a 6.824,14 pontos, e o Nasdaq Composite tinha alta de 0,20%, para 22.999,6 pontos.
(Reportagem adicional de Johann M Cherian)
ASSUNTOS: Economia