Compartilhe este texto

Na China, Lula volta a criticar Trump pela 'taxação que tentou impor ao planeta Terra'

Por Folha de São Paulo

12/05/2025 8h30 — em
Economia



PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) - Em discurso para centenas de representantes de empresas chinesas e brasileiras no início da noite em Pequim, manhã desta segunda-feira (12) em Brasília, o presidente Lula voltou a criticar as tarifas adotadas pelo governo americano, que apresentou como uma prova de que Brasil e China devem se unir.

"Eu não me conformo com a chamada taxação que o presidente dos Estados Unidos tentou impor ao planeta Terra do dia para a noite", disse. "É preciso que a gente tenha consciência que precisamos trabalhar juntos."

Segundo ele, "o protecionismo no comércio pode levar à guerra, como já aconteceu tantas vezes na história da humanidade". Disse que quer o multilaterismo, para poder praticar o livre comércio.

"A gente exporta o que a gente quiser, a gente compra o que a gente quiser, sem precisar ninguém tentar impor qualquer diminuição na soberania de nenhum país."

As declarações surgiram no final do discurso, de improviso, um dos momentos em que foi aplaudido.

"A nossa relação será indestrutível", completou o presidente. "Porque a China precisa do Brasil e o Brasil precisa da China. E nós dois juntos poderemos fazer com que o sul global seja respeitado no mundo, como nunca foi."


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia