Compartilhe este texto

Ministro da Economia do Japão diz que cabe ao BC japonês decidir "meios específicos de política monetária"

Por Reuters

05/12/2025 7h54 — em
Economia



Por Leika Kihara

TÓQUIO, 5 Dez (Reuters) - O ministro da Revitalização Econômica do Japão, Minoru Kiuchi, pediu nesta sexta-feira ao banco central do país que se comunique de perto com o governo na definição da política monetária, mas não se opôs a um aumento da taxa de juros no curto prazo.

Questionado sobre as perspectivas crescentes de um aumento da taxa de juros pelo Banco do Japão em dezembro, Kiuchi disse que a decisão sobre os meios específicos de política monetária cabe à autoridade monetária japonesa.

Os comentários de Kiuchi, conhecido por ser um defensor de uma política monetária frouxa, reforçam a visão do mercado de que o governo não se oporá a qualquer decisão de aumentar as taxas de juros de 0,5% para 0,75% neste mês.

"Espero que o Banco do Japão continue a orientar a política monetária de forma adequada para atingir de forma estável sua meta de inflação de 2%, trabalhando em estreita colaboração com o governo", disse ele em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira.

Kiuchi também disse que espera que o banco central defina a política monetária levando em conta as regras do Banco do Japão, que exigem que a autoridade monetária se comunique estreitamente com o governo.

O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse na segunda-feira que o BC japonês considerará os "prós e contras" de aumentar os juros em sua reunião de 18 e 19 de dezembro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia