IGet mostra alta de 0,7% nas vendas no varejo no Brasil em novembro
4 Dez (Reuters) - As vendas no varejo brasileiro cresceram apenas 0,7% em novembro em relação ao mesmo período do ano passado e 1,7% ante outubro, conforme o indicador IGet, desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander no Brasil em parceria com a Getnet, empresa de pagamentos do grupo espanhol.
Quando excluídas as vendas de materiais de construção e automóveis, partes e peças (IGet Restrito), houve expansão de 2,9% ano a ano e de 0,5% na comparação mensal, segundo o relatório publicado nesta quinta-feira.
"O indicador de combustíveis foi o destaque em novembro, com forte crescimento esse mês após a redução de 4,9% do preço para as distribuidoras, anunciado no final de outubro", afirmaram Gabriel Couto e Rodolfo Pavan, que assinam o relatório.
"Somando a isso, também tivemos a Black Friday, que acontece na segunda quinzena do mês, o que pode ter contribuído para o resultado positivo em novembro."
O estudo também mostrou que a atividade no setor de serviços às famílias encolheu 4,4% em novembro na comparação com o mesmo período de 2024, mas cresceu 5,4% em relação ao mês anterior.
(Por Paula Arend Laier)
ASSUNTOS: Economia