Nova cepa da COVID 19 preocupa pesquisadores no Amazonas

Por Portal do Holanda

30/01/2021 20h49 — em De olho na Política

Segundo a Fiocruz Amazônia e a FVS-AM, a variante P.1 do coronavírus está em 91% das amostras com código genético sequenciado em janeiro. Além de Manaus, atingiu sete municípios do entorno e dois de fronteira. E elevou a média móvel de 19,14 mortes/dia em 31/12/20, para 139,14 mortes em 26/01/21. 

Identificada em 4 de dezembro, a P.1 já é dominante no Estado, e se espalha pelo mundo. Se o governo não tomar providencias urgentes para vacinar logo a população, o caos e as mortes vão aumentar.

Auxílio emergencial 

O deputado Sinésio Campos, presidente do Parlamento Amazônico, quer urgência na concessão do pedido de auxílio emergencial do governo federal para o Amazonas. Os deputados das nove ALEs da Região Norte aprovaram o pedido no dia 28 de janeiro, prorrogando o prazo do auxílio por 6 meses. 

Sem compromisso

Bolsonaro é o que sempre foi, e sabe que seus apoiadores o querem assim. Quer mandar em tudo, mas sem compromisso com nada. Não se responsabiliza pela falta de oxigênio que matou milhares de pessoas com Covid-19 em Manaus; e defende Pazuello como um bom gestor, mas o frita sem piedade.
Não pensa no que fala, mas falseia a verdade. Ontem sobre a pandemia: “Nós, no Amazonas, mandamos R$ 9 bilhões pra lá.” O valor equivale ao total de repasses legais da União para o Estado.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ De olho na Política