Ajoelhados, ingleses protestam contra proibição do uso de braçadeira 'One Love' pela Fifa
O início da partida entre a Inglaterra e o Irã na Copa do Mundo do Catar foi marcado por protesto de jogadores contra as leis anti-LGBTQIA+.
Antes mesmo do jogo começar, os atletas ingleses se ajoelharam no campo como forma de se manifestar contra Fifa pelo veto ao uso das braçadeiras “One Love” que traziam o arco-íris símbolo da causa.
Mais cedo, uma nota direcionada as seleções que usariam a braçadeira (Inglaterra, Gales, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Suíça), informava que os capitães das equipes que insistissem em usar o equipamento, seriam penalizados com multa e cartão amarelo.
A Fifa informava ainda que a braçadeira a ser usada pelas equipes deveria ser aquela entregue pela instituição que traz a inscrita “Não à discriminação”.
A polêmica em torno do assunto se dá porque o homossexualismo não é permitido no Catar. O país tem leis severas contra LGBTQIA+ com punições que podem chegar à morte por apedrejamento.
A Fifa tem tentado lidar com a situação, mas proibiu a manifestação religiosa, política ou pessoal de qualquer natureza durante os jogos, inclusive nos uniformes e acessórios usados pelas seleções.
ASSUNTOS: Copa do Mundo