Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Carnaval no sambódromo tem distribuição de preservativos

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) estará presente, a partir desta quinta-feira (4) até sábado (6), nos desfiles das Escolas de Samba realizados no Centro de Convenções (sambódromo), distribuindo preservativos aos foliões. A ação é executada pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e integra a campanha de prevenção que está acontecendo na capital e no interior do Estado. A campanha tem o apoio das secretarias municipais de saúde e de organizações não governamentais e vai distribuir cerca de 1,4 milhão preservativos masculinos, em todo o Estado.

As atividades da campanha, que este ano tem como slogan “Carnaval é alegria. Fantasia só se for de camisinha”, já vêm acontecendo desde o dia 16, por meio da grande parceria institucional, nos ensaios de blocos e bandas de rua, e serão intensificadas neste final de semana, durante a realização das festas carnavalescas.

O objetivo maior da campanha, de acordo com a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Silvana Lima, é estimular o uso do preservativo, como meio de proteção, não apenas durante o carnaval, mas o ano inteiro. “A população precisa se conscientizar da importância do uso do preservativo, principalmente em uma época de carnaval, em que as pessoas costumam se envolver em situações de maior vulnerabilidade”, afirmou.

Segundo ela, os 61 municípios do interior também participam da campanha através de ações de prevenção, com distribuição de preservativos masculinos em bailes, clubes, blocos e bandas, conforme a programação carnavalesca de cada município. 

Em Manaus, nesta quinta-feira (4), serão realizadas blitze educativas e distribuição de preservativo na feira da Manaus Moderna – atividade conduzida pelas ONGs Katiró e OSC/Aids – e na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), vinculada à Susam.  De 18h às 12h, as ações serão concentradas no Sambódromo, onde acontece o desfile das escolas de samba do grupo C.

Sexta-feira (5), as blitz acontecem na Policlínica Cardoso Fontes, Galeria Espírito Santo e Camelódromo da Epaminondas. À noite, de 19h às 2h, serão distribuídos preservativos no desfile das escolas de samba dos grupos A e B, no Sambódromo. No sábado de carnaval (6), as equipes estarão no balneário do Sesc e no desfile das escolas do grupo Especial. Domingo (7), as ações acontecem novamente no balneário do Sesc e no Bloco das Piranhas, no Sambódromo, a partir das 17h. Durante o Carnaboi, na segunda-feira (08), e na banda do Galo e Carnaval do Educandos, na terça-feira (09), as equipes também estarão distribuindo preservativos.

As ações no Sambódromo, durante os desfiles das escolas de samba, serão comandadas pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites e desenvolvidas em parceria com várias entidades. Dentre elas, o Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Semsa, a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Alfredo da Matta (Fuam),  Programa Galera Nota 10, da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria  Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc e Semed), Serviço Social da Industria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), Rede Amizade & Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Associação Garotos da Noite (AGN),  Fórum OSC/Aids e Fórum LGBT.

Ações no sambódromo

No período do Carnaval, a Susam também dará suporte à programação que acontece no Sambódromo, com estrutura de atendimento médico. “Teremos um posto de atendimento funcionando nos dias 4, 5, 6 e 8, no Bloco A do Sambódromo, para atendimento de primeiros-socorros. Também vamos disponibilizar uma ambulância, para reforçar a frota de remoção junto com o 

Samu e o Corpo de Bombeiros, no local”, detalhou Paulo Viana, coordenador da atividade.

No dia 4, o posto médico do sambódromo começa a funcionar às 17h. Sexta-feira (5), a atividade inicia às 18h.  No dia 6, para dar suporte ao desfile das escolas de samba do grupo Especial, o atendimento começa às 16h. No dia 8, o posto de atendimento começará a funcionar às 9h, para dar apoio ao trabalho de apuração do resultado dos desfiles das escolas. Também no dia 08, o posto de atendimento estará funcionando durante o Carnaboi, a partir das 19h.

No dia 7, uma ambulância da Susam também estará dando suporte ao Concurso de Fantasias Adulto, evento promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, que acontece no Teatro Amazonas, a partir das 18h. 

Sobre os motins de policiais militares

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.