Compartilhe este texto

Provas obtidas em busca domiciliar sem mandado judicial serão anuladas, diz STF

Por Portal Do Holanda

02/05/2024 11h50 — em
Brasil


Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, após análise de cinco recursos, a nulidade de provas obtidas em buscas domiciliares sem mandado judicial. 

A 2ª Turma do STF reafirmou a jurisprudência, fixada no Tema 280 da repercussão geral, de que a entrada policial forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita quando amparada em razões que indiquem, de forma concreta e justificadas posteriormente, a ocorrência de crime.

Os recursos foram interpostos por Ministérios Públicos estaduais contra decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que também aplicaram o entendimento do Supremo. Nos casos analisados, os policiais entraram nas residências ou após denúncia anônima ou depois de apreenderem drogas com os investigados, sem indícios concretos de que outros crimes estariam ocorrendo nos locais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil