Compartilhe este texto

Médica e 2 atendentes do Samu são demitidos por negar atendimento a idoso de 80 anos

Por Portal Do Holanda

22/02/2019 16h23 — em
Brasil


Foto: Reprodução/EPTV

Uma médica e dois atendentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São João da Boa Vista (SP) foram demitidos por justa causa, na segunda-feira (21), por omissão de socorro a um aposentado de 80 anos. (Ouça acima um trecho do áudio).

Segundo o G1 São Carlos, a profissional de saúde negou o envio de uma ambulância a um paciente entre a noite do dia 7 de janeiro e a madrugada do dia 8, em Espírito Santo do Pinhal (SP), e disse que “Samu não é táxi”. O aposentado Geraldo Vicente morreu 12 horas depois da solicitação.

Em áudio particular gravado pelo vizinho o homem pergunta sobre o serviço mais de uma vez e a mulher explica que já havia conversado com a esposa do paciente e a responsabilidade era do município. 

Segundo o presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região de São João da Boa Vista (Conderg), Amarildo Duzi Moraes, a decisão foi tomada a partir da análise das gravações completas das ligações e de depoimentos de servidores relacionados ao Samu. O Samu Regional de São João atende 10 cidades.

O processo administrativo para que a comissão avaliasse a conduta da médica e dos atendentes foi instaurado no dia seguinte ao ocorrido.

“Ouvindo essas pessoas, ouvindo as gravações, esse conjunto de provas, a comissão de forma unânime propôs a demissão por justa causa por descumprimento no protocolo do Samu no atendimento. E a superintendência acatou integralmente o que eles propuseram, conforme previsto na legislação”, disse.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Samu, Brasil

+ Brasil