Compartilhe este texto

André Mendonça assume caso Master no STF após saída de Toffoli

Por Portal Do Holanda

13/02/2026 7h01 — em
Brasil


Ministro André Mendonça - Foto: Carlos Moura/SCO/ST

O ministro André Mendonça foi sorteado para assumir a relatoria do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), após a saída de Dias Toffoli. A redistribuição ocorreu nesta quinta-feira (12), depois que Toffoli pediu para deixar o processo, alegando “altos interesses institucionais”.

A decisão gerou repercussão política, já que o nome de Toffoli foi citado em relatório da Polícia Federal durante a Operação Compliance Zero, que investiga supostas irregularidades ligadas ao Banco Master. Apesar disso, o STF informou que todos os atos já praticados pelo ministro permanecem válidos.

Com a mudança, caberá a Mendonça conduzir as próximas etapas das apurações. A saída de Toffoli, mesmo respaldada pela Corte, levantou críticas sobre a transparência e a credibilidade do processo, alimentando debates sobre a relação entre magistrados e investigados em casos de grande impacto econômico e político.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil