Compartilhe este texto

Famoso pela farsa do ET Bilú é o criador do boato de Ratanabá, cidade 'perdida' na Amazônia

Por Portal do Holanda

11/06/2022 16h56 — em
Bizarro


Foto: Reprodução/YouTube

Como contamos aqui, viralizou na internet nesta semana um boato sobre uma suposta cidade escondida na Amazônia brasileira. O que muitos não sabem é que o criador do boato é ninguém menos que o terraplanista Urandir Fernandes Oliveira, famoso pela farsa do "ET Bilu" - uma das maiores bizarrices da televisão brasileira.

 

Sem fundamentos científicos, a notícia foi criada e disseminada por Urandir através da empresa fundada por ele, a Dakila Pesquisas, que chegou a sobrevoar uma região da floresta amazônica. O boato coloca no público o temor de que os estrangeiros e os órgãos de proteção brasileiros "tomem" a Amazônia. 

Agora de volta ao ET Bilu, para quem não lembra, a farsa aconteceu em 2010 e é lembrada como um momento cômico e bizarro na televisão brasileira.  Se trata de uma reportagem exibida por várias emissoras de televisão como SBT, Record, Band e RedeTV, mostrando uma equipe ufológica do chamado “Projeto Portal”, idealizado por Urandir Fernandes. 

O tal ET falava português em um tom "fofo" e dava conselhos aos terráqueos. Tímido, ele interagiu por trás de um arbusto com a equipe de reportagem e ao ser questionado acerca de um conselho para a Terra, filosofou: "Apenas que… busquem conhecimento".

A tal frase se tornou piada na memória brasileira e a situação deixou ufólogos irritados com Urandir Fernandes por fomentar a descrença na área já controversa. 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Bizarro

+ Bizarro