Compartilhe este texto

Ratanabá? Entenda o boato da cidade descoberta na Amazônia que viralizou na internet

Por Portal do Holanda

11/06/2022 15h57 — em
Bizarro


Foto: Divulgação

Nesta semana viralizou na internet um boato sobre um suposto império na Amazônia brasileira chamado Ratanabá.  Na verdade, se trata de uma teoria da conspiração sem nenhum fundamento científico que distorceu uma notícia verdadeira.  

A notícia real (aqui) vem de um estudo de arqueólogos publicado pela revista "Nature", em 25 de maio de 2022, que informa que foram encontrados na Bolívia assentamentos urbanos com populações densas, centros com arquitetura monumental e indicativos de sociedades de "nível de Estado", pertencentes à cultura Casarabe, desenvolvida no sudoeste da Amazônia boliviana entre 500 a 1400 d.C.

Boato

Já o boato sobre Ratanabá foi divulgado amplamente nesta semana pela empresa Dakila Pesquisas, liderada pelo terraplanista Urandir Fernandes Oliveira, criador da farsa do "ET Bilu".

No Instagram, TikTok e YouTube, há vídeos do grupo afirmando que localizou uma cidade na Amazônia brasileira que seria um "grande império, motivo pelo qual os estrangeiros querem tomá-la de nós". Há também um vídeo do ator Sandro Rocha, conhecido por interpretar Major Rocha no filme "Tropa de Elite", falando sobre a suposta cidade em um podcast. 

O criador da farsa do ET Bilu e diretor da Dakila Pesquisas, Urandir, afirma: "Nós sabemos a localização exata, mas não podemos divulgar porque órgãos como Unesco, ONU e principalmente o IPHAN, que são órgãos para proteger o patrimônio, simplesmente estão articulados para tomar a Amazônia de nós".

"Esse era o nome da capital construída pelos murils, a primeira civilização que povoou a terra há 450 milhões de anos. A tecnologia dos murils não era baseada em rodas, combustíveis, muito menos eletrônica, mas sim luz condensada, propriedades da água, energia escalar e frequência sonora.", completa o terraplanista.

"Realizamos inúmeras pesquisas em diversos locais do planeta. As construções mais antigas do mundo edificadas pelos muris apontam para Ratanabá, a capital do mundo", prossegue o pai do ET Bilu, falando que há uma malha viária subterrânea que interligava todos os continentes partindo de Ratanabá pelo mundo.", alega ele. "É possível atravessar de um país para outro por essas galerias subterrâneas".

Outro nome à frente da Dakila Pesquisas é o psicólogo Rafael Hungria, que alega que a cidade está localizada no estado do Mato Grosso, entre o Pará e o Amazonas. O grupo sobrevoa uma região da Amazônia e afirma:  "Agora imaginem o que tem aí embaixo. A natureza não trabalha com linhas retas. Essa simetria com certeza foi construída por uma civilização muito antiga, muito antiga. Já dá pra você imaginar o tamanho e o que pode existir aí embaixo pra ser explorado. É nosso, é do Brasil".

Confusão

A notícia falsa misturada com a verdadeira (sobre a descoberta feita por arqueólogos na Bolívia), vem causando confusão na internet, com muitos internautas compartilhando a informação sem fundamento.

Isso ocorre na mesma semana em que o Amazonas é um dos assuntos mais comentados do Brasil, com pressão às autoridades devido ao desaparecimento indigenista Bruno Araújo Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips no estado.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Bizarro

+ Bizarro