Sete ex-secretários de saúde do Amazonas serão denunciados
Por Raimundo Holanda
26/09/2020 22h43 — em Bastidores da Política
A CPI da Saúde deve divulgar na próxima semana, caso não tenha seus trabalhos prorrogados, relatório de mais de 200 páginas onde pede o indiciamento de sete ex-secretários de saúde do Amazonas e de outras 23 pessoas, entre empresários e servidores públicos envolvidos em supostos atos de corrupção.
A base para o pedido são pagamentos indenizatórios que somam R$ 5 bilhões no período de 10 anos. Há indícios de pagamentos por serviços não realizados ou não comprovados e superfaturados. Pelo menos metade desse valor valor ( R$ 2, 5 bilhões) pode ter sido drenado para abastecer uma organização criminosa com várias ramificações no setor de saúde e em outras áreas do governo, avalia o presidente dia Comissão, deputado Péricles Rodrigues do Nascimento (PSL).
A CPi, que também investigou a compra de respiradores, concluiu que o governador Wilson Lima sabia de todos os atos que antecederam a aquisição dos equipamentos, mas o que foi levantado e que poderá implicar mais ainda o governador, será enviado à Procuradoria Geral da República, que acionará o Superior Tribunal de Justiça para posterior ação penal.