Compartilhe este texto

Saída de Omar marca racha de grupo no poder


Por Raimundo de Holanda

04/04/2014 0h00 — em
Bastidores da Política



O governador Omar Aziz deixa hoje o cargo com a popularidade em alta. O desafio, agora, fora do poder, é manter a gordura que o torna favorito para disputar o Senado em 5 de outubro. Sua saída do governo zera o jogo político com a entrada de outros atores no processo eleitoral. E marca um racha no grupo no poder há 30 anos.

Até ontem esse grupo, embora claramente dividido, mantinha uma guerra não declarada. A partir de hoje ficará mais nítida a divisão. E a luta, que deveria ser travada em torno de propostas, revelará algumas crueldades, especialmente na internet. Biografias poderão ser comprometidas. Há um nítido recrutamento de kamicazes nas redes sociais  para tornar a disputa eleitoral deste ano sangrenta.

Quem não estiver preparado para reagir ficará pelo meio do  caminho...

 Falabella deverá devolver R$ 1,71 milhão

O ex-prefeito de Urucará, Fernando Falabella, está sendo notificado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas a apresentar justificativas acerca de irregularidades constatadas nas contas da prefeitura no exercício de 2012, conforme processo TCE 10275/2013, ou recolher o valor de R$ 1.713.755,00.

TCE quer ouvir Bi Garcia 

A não publicação dos relatórios de gestão fiscal e resumido de execução orçamentária pelo ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia, levou o TCE a notificá-lo para se explicar à corte. A notificação resulta de denúncia efetivada pelo atual prefeito da Ilha Tupinambarana, Carlos Alexandre Ferreira.

Bolso furado

O contribuinte brasileiro que se prepare para outra garfada montada pelos comunistas que querem faturar grana pública. O projeto da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) que proíbe doações de empresas em dinheiro, ou por meio de publicidade, a candidatos e partidos políticos foi aprovado pela CCJ do Senado Federal. Agora deve ser encaminhado à Câmara dos Deputados.

Artur perde

O secretário de Saúde do município, Evandro Melo, irmão do agora governador José Melo, vai ser contabilizado na conta de perdas da administração Artur Neto. Evandro deve assumir secretaria na administração Melo e vai trabalhar como articulador, inclusive político. Evandro já trabalhou com Artur Neto em sua primeira gestão na Prefeitura de Manaus.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.