Bastidores da Política - A história de Suzy e Maria Eduarda, mortas no trânsito de Manaus


A história de Suzy e Maria Eduarda, mortas no trânsito de Manaus

Por RAIMUNDO DE HOLANDA

27/08/2021 18h29 — em Bastidores da Política

Nos rendemos à carnificina que começa no trânsito de Manaus e explode na violência  praticada pelas organizações criminosas.  É o espetáculo da morte que alimenta os vivos e coloca em xeque nossa humanidade

Por trás de duas mulheres que morrem esmagadas em um acidente que poderia ter sido evitado, há um legado que a família guarda, sonhos em construção, expectativas de vida que ficaram para trás. São pequenas histórias que poderiam chegar aos leitores, humanizando corpos que se desfazem no asfalto.

Mas o noticiário policial é frio, os videos postados nas redes sociais despertam a curiosidade de milhares de pessoas para as quais o que importa são os detalhes da tragédia, não o que as vítimas faziam, o que elas sonhavam, como foi o acordar, o café das 7, os projetos para um dia que chegou ao fim ainda na metade da manhã.

Não. Ninguém se importa. Para quem noticia ou publica nas redes, o que vale é um clic.

Suzy Pedrosa de Caldas, havia completado 36 anos quinta-feira, 25. Os amigos e familiares reuniram em torno dela e cantaram 'Parabéns para você e muitos anos de vida", sem imaginarem que aquele era o  seu último dia, a última homenagem que prestariam a Suzy .

Maria Eduarda, 17, sua companheira de tragédia, estava entre os presentes. Uma vida que se apaga muito cedo, levada pela violência da cidade grande.

Amanhã outra tragédia tomará o espaço da de hoje. E o que aconteceu com Suzy e Maria Eduarda cairá no esquecimento, porque diante  de um Estado incapaz de  cuidar de seus cidadãos, nos rendemos a  carnificina que começa no trânsito e explode na violência  praticada cotidianamente pelas organizações criminosas.

E novamente videos circularão nas redes, curiosos comentarão e replicarão. É o espetáculo da morte que alimenta os vivos, em clics que colocam à prova resquícios de humanidade que estamos prestes a perder definitivamente…

VEJA TAMBÉM:

- Carro é esmagado entre caminhão e carreta em acidente em Manaus
Vídeos mostram acidente com carro esmagado em Manaus
Motorista de caminhão não foi encontrado no local do acidente

Vítima fez aniversário na véspera; carro foi esmagado em Manaus
Adolescente é 2ª vítima do acidente; madrasta e enteada morreram
Corpos das vítimas são removidos; jovem deixa bebê de 3 meses

Motorista vai responder por homicídio culposo após esmagar carro em Manaus
Vídeo mostra momento em que caminhão esmaga carro e mata enteada e madrasta

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.