Compartilhe este texto

Yuja Wang homenageia Nelson Freire e faz do teatro um estádio de futebol

Por Folha de São Paulo

12/06/2025 8h45 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A sociedade paulistana está mobilizada ao redor de Yuja Wang, que faz nesta semana a série de concertos mais aguardada do ano, no Teatro Cultura Artística.

Nesta quarta-feira (11), a pianista chinesa homenageou Nelson Freire, morto há quatro anos, tocando, no bis, a peça que o notável brasileiro fez o mundo redescobrir: a "Dança dos Espíritos Abençoados", da ópera "Orfeu e Eurídice", composta em 1762 pelo alemão Christoph Willibald Gluck.

A transcrição para piano, realizada pelo italiano Giovanni Sgambatti, tornou-se uma assinatura de Freire, um de seus "encores". Wang também gravou a melodia, no disco "The Vienna Recital", lançado no ano passado.

Em sua penúltima apresentação na capital paulista, Wang transformou o Cultura Artística em um estádio de futebol. Nos balcões, homens urravam, na esperança que a pianista chinesa não saísse de cena e emendasse um bis no outro.

Antes do concerto começar, uma fila se formou, do lado de fora, com pessoas que tentavam ocupar os assentos restantes. Como tem sido desde domingo (8), data do primeiro concerto, o Cultura Artística ficou abarrotado.

Wang tocou o "Concerto para Piano e Orquestra nº 2", do polonês Frédéric Chopin, e o "Concerto para Piano e Orquestra nº 1", do russo Piotr Ilich Tchaikovski. Em sua interpretação de Chopin, Wang esmerou-se nos detalhes, em cadências ralentadas.

Foi um contraste com seu Tchaikovski superacelerado, mais instigante do que estranho. Em cena, não se furtou a aparentar uma prima-dona. Ela demorava longos minutos para entrar no palco, já com os músicos da Mahler Chamber Orchestra a postos, deixando a plateia em suspense.

Wang usou saltos Louboutin cravejados com brilhantes. De tão alto, o calçado dificultava o deslocamento da pianista que, como sempre, trocou de vestidos, à maneira de uma soprano lírica. Para Chopin, um vestido ousado, decotado, sua marca registrada. Para Tchaikovski, um longo "cheguei", amarelo e brilhante.

Sem a presença de um maestro, Wang chamou toda a atenção para si, regendo os músicos, em um concerto para ser visto, além de ser ouvido. O último ocorrerá nesta quinta-feira às 20h.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura