Compartilhe este texto

Turista senta em peça de museu feita de cristais Swarovski e destrói a obra

Por Folha de São Paulo

13/06/2025 19h15 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um visitante destruiu uma obra exposta no museu Palazzo Maffei, em Verona, na Itália. A peça era uma réplica de uma cadeira feita em cristais Swarovski, em referência ao quadro "A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo".

O turista sentou na peça para posar para uma foto e acabou destruindo a obra. O caso foi divulgado na quinta-feira (12) no perfil do museu nas redes sociais.

"O maior pesadelo para qualquer museu", escreveu a diretora da instituição, Vanessa Carlon. A obra é do artista Nicola Bolla e estava exposta em uma sala com referências a Van Gogh.

O museu considerou a atitude "um comportamento superficial e desrespeitoso" e disse que o visitante e a mulher que o acompanhava ignoraram "todas as regras de respeito à arte e ao patrimônio cultural".

"Eles esperaram que a equipe saísse da sala para uma foto impactante e, então, lá se foram, indiferentes ao que havia acontecido", relatou a diretora. "Seria ridículo se, infelizmente, não tivesse acontecido de verdade".

O Palazzo Maffei disse que, apesar da situação, conseguiu restaurar a obra. A instituição afirmou ainda que esperar que o episódio ajude a conscientizar o público sobre o valor da arte e o respeito que ela merece.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura