Morre o cantor de rock Lemmy, do grupo Motörhead
Morreu, na segunda-feira, do cantor e baixista inglês Ian "Lemmy" Kilmister, que há 40 anos liderava o grupo de rock Motörhead. Em seu aniversário de 70 anos, há duas semanas, Lemmy, que foi homenageado por músicos da cena roqueira de Los Angeles no Rainbow Bar & Grill, tradicional casa de shows da cidade, mostrava em sua aparência o resultado de décadas de vida desregrada, somado à luta de décadas contra o diabetes. Em sua última vinda ao Brasil, em abril deste ano, para o festival Monsters of Rock, Lemmy passou mal, e o show do Motörhead em São Paulo teve que ser cancelado. As faltas e remarcações na agenda, raras na maior parte da carreira, tornaram-se corriqueiras nos últimos anos.
Ian Fraser Willis nasceu em Burlem, Stoke-on-Trent, na Inglaterra, em 1945, filho de um pastor, capelão da força aérea britânica, que se separou de sua mãe quando ele tinha apenas três meses. Ela se casou novamente, com o ex-jogador de futebol George Willis, e a família se mudou para Benllech, ao norte do País de Gales, onde Lemmy passou a maior parte da infância. Na adolescência ele saiu de casa e começou a tocar rock, beber álcool e usar drogas (notadamente anfetaminas) integrando diversas bandas até entrar para o grupo psicodélico Hawkwind em 1972.
A passagem de Lemmy pela banda duraria três anos, na primeira época em que ele conseguiu se sustentar com a música. Lemmy era o responsável pelos vocais de "Silver machine", maior sucesso do Hawkwind, que chegou ao terceiro lugar da parada inglesa em 1972. Depois de muitas turnês e muito LSD, ele foi expulso da banda em 1975, após ser preso com drogas na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Arte e Cultura